Terá lugar no próximo dia 6 de novembro, às 14h00, no Auditório José Araújo (Auditório da Biblioteca), um seminário sobre o novo aeroporto da região metropolitana de Lisboa: “Aeroporto do Montijo: uma solução ou uma má decisão?” e que terá como oradores:
– Eng. Carlos Matias Ramos, Professor na Faculdade de Engenharia, ULHT; ex. Bastonário da OE e Presidente do LNEC.
– Dr. Carlos Manuel Correia Antunes, Professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
– Dra. Isabel Abreu dos Santos, Professora na Faculdade de Engenharia, ULHT.
A ULHT, Faculdade de Engenharia esteve representada na 10th International Circular Economy Week + Conference que teve lugar de 21 a 25 de outubro no Environmental Campus Birkenfeld, da Universidade de Trier, na Alemanha. Reuniu-se uma equipa internacional e multidisciplinar visando o desenvolvimento de novos cursos e novos projetos de investigação que contribuirão na educação para o desenvolvimento sustentável. A continuação desta parceria, iniciada em 2016, permitirá desenvolver na ULHT os 3 I’s: Inovação, Interdisciplinaridade e Internacionalização. Em representação da Faculdade de Engenharia da ULHT estiveram presentes, neste evento, os Professores Adília Charmier, Cândida Rocha e Elói Figueiredo.
Na sequência da colaboração existente entre a Direção da licenciatura em Eng. Do Ambiente e o Município de Azambuja (Ribatejo), nomeadamente no estudo e caracterização ambiental do Paul de Manique do Intendente com vista à classificação como Reserva Natural Local e onde estiveram a trabalhar, no 2º semestre, alunos da FE e da EPCV, surgiu a possibilidade de realizar uma ação de cidadania com o envolvimento da comunidade local.
A ação visa a retirada de plásticos agrícolas deixados no paul há cerca de 30 anos e que foram descobertos recentemente durante uma ação de divulgação de ciência da qual a Professora Anabela Cruces é responsável (Programa Ciência Viva).
No seguimento desta descoberta foi decidido fazer uma ação de “Desplastificação do Paul”, no próximo dia 12 de Outubro, entre as 9 h e as 15 h.
Esta iniciativa é aberta a todos os alunos/docentes/funcionários da ULHT que estejam interessados em participar.
As alunas Paula Santos (Eng. Alimentar) e Vera Correia (Eng. do Ambiente) da Faculdade de Engenharia da ULHT foram selecionadas para a final do VIII Concurso Universitário & Politécnico 2018-2019, promovido pela CAP e cujo tema principal foi a Inovação na Apicultura. Para mais informações sobre a sessão de encerramento (8 de Outubro), consulte a programação em anexo. A toda a equipa endereçamos desde já os nosso Parabéns.