Ensino

A Faculdade de Engenharia reorganizou os ciclos de formações de acordo com o Processo de Bolonha, tendo sido estruturados em 1º e 2º ciclos de estudos (Licenciatura e Mestrado).

Licenciaturas

A Faculdade de Engenharia da ULHT apresenta um vasto conjunto de opções de cursos na área das Engenharias (Alimentar, Ambiente, Biomédica, Biotecnologia, Civil, Electrotécnica, Energia e Gestão Industrial) com uma forte aposta na formação sólida e diversificada nas áreas do saber.

O licenciado em engenharia terá posteriormente a opção de continuar os seus estudos através da frequência de mestrados (Engenharia do Ambiente e Engenharia Civil), decidir pela entrada no mercado de trabalho ou enveredar pelo mundo do empreendedorismo, criando o seu próprio emprego.

As Licenciaturas (1º ciclo) lecionadas na Faculdade de Engenharia têm a duração de 3 anos (180 ECTS), sendo no final conferido ao aluno um diploma com o grau de Licenciado. Posteriormente, com o diploma de 1º ciclo, o aluno ao decidir continuar os seus estudos, poderá frequentar um curso do 2º ciclo numa área complementar de forma a diversificar a sua formação base ou, então poderá decidir pela entrada no mercado de trabalho.

Mestrados

A Faculdade de Engenharia oferece dois mestrados nas áreas da Engenharia do Ambiente e Engenharia Civil, procurando responder às necessidades dos alunos em termos de uma formação avançada e complementar adquirida durante o primeiro ciclo de estudos.Os programas conferem uma forte e consistente base teórica e prática em áreas fundamentais específicas da engenharia, ciência e tecnologia.

O mestrado permite igualmente incutir um envolvimento e participação activa em actividades de investigação e projecto, enquadradas em centros de investigação da Universidade Lusófona ou em colaboração estreita com docentes, investigadores, outras instituições de ensino universitário e empresas.

Os Mestrados leccionados na Faculdade de Engenharia têm a duração de 4 semestres (90-120 ECTS) sendo no final conferido ao aluno o diploma com o grau de Mestre. O grau atribuído habilita o aluno a uma formação especializada tanto a nível técnico como científico.

Pós-Graduações e Formação Especializada Avançada

Parceria com a University of Applied Sciences of Trier (Alemanha).

O dois cursos destacam-se pelos conteúdos inovadores e temáticas interdisciplinares, pelos professores nacionais e internacionais e pela parceria com a University of Applied Sciences of Trier, da Alemanha e pelas parcerias com PME’s combinando a experiência prática e construindo fortes ligações à rede empresarial.

Os alunos que frequentaram as duas pós-graduações podem, posteriormente, ingressar no IMAT Master Degree Program: projeto oficial do United Nations Decade of Education for Sustainable Development.

O IMAT é lecionado pelo IfaS – Institute for Applied Material Flow Management da University of Applied Sciences Trier, da Alemanha.

Estas formações permitem combinar os conhecimentos da engenharia, das ciências sociais e naturais, da economia e do direito para a formação de profissionais com conhecimentos:

  • em processos de desenvolvimento societal e de negócios globais do século XXI
  • em novos conceitos de “Economia Circular”, “Gestão de Fluxos de Materiais”, “Desenvolvimento de Negócios Verdes”, “Sociedades Sustentáveis” e “Zero Emissões”

  • Curso Livre | Sistema HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Points FAC – HACCP
flyer-HACCP1-Vf

O Curso Livre em  Sistema HACCP tem como objetivo fornecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento, implementação e gestão um sistema de segurança alimentar com base na metodologia HACCP de forma a fazer face às atuais necessidades de formação nesta área.

Visa dotar ou complementar conhecimentos, como forma de qualificar os profissionais do setor, proporcionando-lhes uma aprendizagem que permita tornarem-se competitivos na área da segurança alimentar.

Para mais informações contacte:

A Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona oferece igualmente a todos os profissionais que queiram elevar, qualificar e certificar as suas competências, um leque de Pós-graduações e Cursos de Formação Especializada nas mais diversas áreas.

Estas ofertas têm como objectivo responder às atuais necessidades do mercado de trabalho que, cada vez mais, se rege principalmente pela procura de profissionais competentes e especializados.