Skip to main content
Notícias

Professor da Faculdade de Engenharia participará em importante encontro de matemáticos em São Petersburgo

O Professor Manuel Loureiro, coordenador da área de Matemática da Faculdade de Engenharia, vai participar na conferência “Journées sur les Arithmétiques Faibles” (JAF36), que decorrerá de 5 a 7 de junho, no Euler Internacional Mathematical Institute da Academia das Ciências Russa, em São Petersburgo.

O Professor apresentará uma comunicação na área da Lógica Matemática intitulada “Lipschitz determinacy for initial levels of the Hausdorff hierarchy in SOA”.

O Euler Internacional Mathematical Institute é um dos 26 membros do ERCOM (Comité de Centros de Investigação da Sociedade Europeia de Matemática).

A conferência JAF26, que decorrerá neste prestigiado Instituto, será dedicada a Iuri Matiacevitch por ocasião do seu 70º aniversário.

Iuri Matiacevitch estudou na Universidade de Leninegrado (atualmente São Petersburgo) e celebrizou-se por ter resolvido o 10º Problema de Hilbert.

O solução do problema consistiu na demonstração da impossibilidade matemática de escrever um algoritmo que permita determinar as soluções inteiras de uma equação polinomial Diofantina. Este resultado foi obtido em 1970 e designa-se hoje “Teorema de Davis-Putnam-Robinson-Matiacevitch”.

Para mais informações aceda através dos links:

Euro Math Journées EIMI