Em abril de 2021, a Faculdade de Engenharia associou-se, como elemento participante, a um projeto nacional, o MAPeAR, parceria entre a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) e a ABAE. Este projeto pretende realizar uma caracterização da qualidade do ar a nível nacional, com a colaboração das instituições de ensino.
Neste sentido, foi disponibilizado à FE um equipamento (sensor) que monitoriza ao longo do dia, em contínuo, matéria particulada, nomeadamente PM10 e PM2.5, juntamente com os parâmetros temperatura e humidade relativa. Este dispositivo de monitorização de partículas é um aparelho open source desenvolvido inicialmente pelo projeto luftdaten.info, da Universidade de Estugarda e agora mantido pela sensor.community.
Os dados obtidos através deste equipamento, de recolha de dados online, podem ser consultados numa plataforma online, permitindo o acompanhamento da influência de algumas fontes de poluição próximas do campus da ULHT.
Esta ação, para além de ser uma ação integrada na candidatura às Eco-Escolas da FE, consiste ainda no trabalho de investigação de um grupo de estudantes do 3º ano de Engenharia do Ambiente, da FE, os quais estão a realizar um estudo de avaliação da qualidade do ar no campus da ULHT, com recurso a outras avaliações complementares, físico-químicas e microbiológicas, para este fim. Brevemente sairão conclusões deste estudo, fique atento!