Notícias
Prof. Elói Figueiredo Eleito Coordenador da Comissão Temática de Infraestrutura dos Transportes dos Observadores Consultivos da CPLP
O Professor Elói Figueiredo, Docente e Diretor da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia, foi recentemente eleito coordenador da Comissão Temática de Infraestrutura dos Transportes dos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa cerimónia realizada no Rio de Janeiro, Brasil, onde esteve também presente o Professor José Rodrigues de Faria, diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Nesta nova responsabilidade, que terá uma duração de dois anos, o Professor Elói Figueiredo tem como principal objetivo aproximar e promover uma colaboração eficaz entre os nove países membros da CPLP na área das infraestruturas de transportes.
#investigacao #cplp #transportes #infraestruturas #carreiras #faculdadedeengenharia #universidadelusofona
Prof. João Reis distinguido com o Prémio INA
João Carlos Gonçalves dos Reis, docente do curso de Engenharia e Gestão Industrial (EGI) e investigador do Centro de Investigação RCM2+ da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona, recebeu no passado dia 7 de novembro o Prémio INA para a Melhor Investigação em Administração Pública. Pelo impacto do tema na área da Administração Pública, o prémio foi-lhe entregue por Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
A distinção foi atribuída durante o 13º Congresso Nacional da Administração Pública, realizado nos dias 7 e 8 de novembro na Culturgest, em Lisboa. Este ano, o evento teve como tema central "Democracia, Serviço Público e Conhecimento" e integrou as comemorações dos 45 anos do Instituto Nacional de Administração (INA) e dos 50 anos do 25 de Abril.
O Prémio INA - Melhor Investigação em Administração Pública destina-se a distinguir pessoas singulares cujas teses de doutoramento tenham sido defendidas em instituições de ensino superior em Portugal nos últimos dois anos. Esta edição premiou a melhor tese de doutoramento relacionada com democracia e modernização do Estado, desenvolvida por João Reis, com o título "Da investigação em inteligência artificial à e-Democracia: contribuições para a governação política e modernização do Estado", defendida em novembro de 2023, enquanto doutorando em Ciência Política, no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) da Universidade de Aveiro.
#investigacao #carreiras #faculdadedeengenharia #universidadelusofona
Entrevista ao Prof. Pedro Fernandes
O Prof. Pedro Fernandes está entre os 2% mais citados do mundo, destacando-se pelo impacto das suas contribuições científicas e inovações na área.
No passado mês de setembro, a Universidade de Stanford, em colaboração com o grupo editorial Elsevier, divulgou a lista dos 2% de investigadores mais citados a nível mundial. Este reconhecimento divide-se em duas categorias principais: os investigadores mais citados em 2023 nas suas áreas de atuação e aqueles cujas carreiras se destacam pela influência acumulada.
A Universidade Lusófona orgulha-se de contar com nove investigadores entre os selecionados, dos quais oito foram reconhecidos pelo impacto das suas publicações ao longo de 2023. Entre eles, destaca-se o Prof. Pedro Carlos de Barros Fernandes, que figura em ambas as categorias. Fernandes é Professor Associado e Diretor Adjunto do 1.º ciclo em Biotecnologia na Universidade Lusófona, além de investigador no Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) e colaborador no BioRG.
Com uma carreira dedicada à excelência na biotecnologia, o Professor Doutor Fernandes possui um doutoramento em Biotecnologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1999) e um mestrado em Engenharia Bioquímica pelo Instituto Superior Técnico (IST). A sua trajetória é marcada não só pelo impacto científico, mas também pela inovação empresarial, sendo um dos fundadores da Biotrend, uma empresa portuguesa focada no desenvolvimento de bioprocessos e que exemplifica a integração entre academia e indústria.
Ao longo da sua carreira, publicou mais de 100 artigos científicos e 28 capítulos de livros, demonstrando um compromisso constante com o avanço do conhecimento. Além disso, supervisionou múltiplas teses de mestrado e doutoramento, contribuindo para a formação de novos talentos na área. O seu trabalho já foi reconhecido com diversos prémios, incluindo o Prémio Científico UTL/Santander Totta na área de Engenharia Biológica, recebido em 2011.
Para além do impacto académico e científico, Fernandes dedica-se também à divulgação científica, participando em iniciativas como o programa Ciência Viva, que visa aproximar a ciência da sociedade. Esta habilidade de comunicar ciência de forma acessível reforça o papel da Universidade Lusófona na promoção de uma ciência inclusiva e orientada para o desenvolvimento sustentável.
Entrevista
Ana Azevedo
Imagens
Cristo Chikalle
Edição
Renato Costa
Texto
Ana Azevedo
#investigacao #carreiras #faculdadedeengenharia #universidadelusofona
Visita técnica à obra do Plano Geral de Drenagem de Lisboa
Um grupo de Estudantes e Professores da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia, da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, realizaram no passado dia 25 de novembro de 2024 uma visita técnica à obra do Plano Geral de Drenagem de Lisboa.
A visita decorreu ao estaleiro de Santa Apolónia, local onde sairá a tuneladora do túnel que se encontra a ser escavado desde Monsanto. Foi, igualmente, visitado o estaleiro de obra do Beato, local onde será remontada a tuneladora que realizará o túnel entre Beato e Chelas.
Durante a visita técnica @s Estudandes tiveram a possibilidade de apreender conhecimentos através da análise da aplicação prática, dos conhecimentos teóricos lecionados em aula.
Os Professores agradecem à Câmara Municipal de Lisboa a oportunidade para a realização desta visita técnica.
#engenhariacivil #engenhariadoambiente #conhecimento #visitatécnica #ensino #faculdadedeengenharia #universidadelusofona #PGDL #CâmaradeLisboa
Investigadoras da FE apresentam Projeto no Congresso Campus Sustentável
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, em Aveiro, as investigadoras Elisabete M. Mauricio, Cristina Guerra e Adília Charmier participaram no Congresso Campus Sustentável.
No painel de Investigação e Transferência de Conhecimento II, apresentaram a comunicação oral “Valorização de resíduos alimentares da cantina do Campus da Universidade Lusófona para a produção de ingredientes cosméticos e nutracêuticos”. O projeto visa promover a sustentabilidade e o aproveitamento eficiente de resíduos, contribuindo para a economia circular no contexto universitário com a transformação de desperdícios alimentares em novos recursos com valor comercial e ecológico.
#BioRG #sustentabilidade #ambiente #engenharia #faculdadedeengenharia #universidadelusofona
Investigadores da Lusófona no Top 2% do Mundo
No passado dia 16 de setembro, a Universidade de Stanford, em colaboração com o Grupo Editorial Elsevier, divulgou uma lista com os 2% dos investigadores mais citados globalmente, em duas categorias distintas:
- Os investigadores mais citados em 2023 na sua área de investigação;
- Os investigadores com as carreiras mais influentes até à data.
Os 8 investigadores, respetivas UI&D’s e áreas de investigação, da Universidade Lusófona mais citados em 2023, onde 4 são da Faculdade de Engenharia, por número de citação:
- Joel J. P. C. Rodrigues (COPELABS, Networking e Telecomunicações)
- Rui Cunha Marques (RCM2+, Ciência e Engenharia Ambiental, Faculdade de Engenharia)
- Pedro Fernandes (BioRG, Biotecnologia e Química Analítica, Faculdade de Engenharia)
- João Reis (RCM2+, Economia e Gestão, Faculdade de Engenharia)
- Eloi Figueiredo (CRGroup, Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia)
- Dushantha Nalin K. Jayakody (COPELABS, Networking e Telecomunicações)
- Slavisa Tomic (COPELABS, Networking e Telecomunicações)
- Carla Pires (CBIOS, Medicina Geral e Interna)
Já a lista de carreiras mais influentes inclui um total de 4 investigadores da Universidade Lusófona, onde 2 são da Faculdade de Engenharia:
- Joel J. P. C. Rodrigues (COPELABS, Networking e Telecomunicações)
- Rui Cunha Marques (RCM2+, Ciência e Engenharia Ambiental, Faculdade de Engenharia)
- Pedro Fernandes (BioRG, Biotecnologia e Química Analítica, Faculdade de Engenharia)
- Marko Beko (COPELABS, Networking e Telecomunicações)
Esta lista, que abrange mais de dois milhões de investigadores e 22 áreas de intervenção, destaca as áreas de Medicina Clínica, Biomedicina, Astrofísica, Química e Biologia como as mais investigadas.
A Universidade Lusófona celebra este reconhecimento, que ressalta a qualidade e o impacto da investigação realizada na instituição, refletindo o compromisso dos seus investigadores com a produção de conhecimento relevante e inovador.
#investigacao #carreiras #faculdadedeengenharia #universidadelusofona