Notícias
Converter humidade atmosférica em eletricidade? Os Lyubchyk estão a fazer história com o Projeto CATCHER
No inicio do ano, a Professora Svitlana Lyubchyk e o Professor Andriy Lyubchyk foram mencionados num artigo publicado pelo El País acerca das potencialidades do Projeto CATCHER, financiado pelo European Innovation Council, no desenvolvimento das energias renováveis. O artigo, intitulado de “Tras el sueño de Tesla de generar electricidad a partir del aire” integra a secção de Ciência/Matéria do jornal.
O artigo fala do sonho de Nikola Tesla em produzir energia elétrica através do ar, e em como os investigadores Lyubchyk estão agora a tornar esse sonho realidade através do CATCHER, que visa desenvolver um novo processo que converte humidade atmosférica em eletricidade. No entanto, o projeto baseia-se em tecnologias muito diferentes das que Tesla utilizava nas suas experiências, tendo como base a nanotecnologia e os nanomateriais.
Neste momento, a investigação chegou já a um ponto onde é possível gerar, através de uma placa de 8×5 cm, cerca de 0,9 volts de eletricidade num laboratório com humidade aproximada de 50%. Esta quantidade de energia é comparável à potência de uma pilha AA. A curto -médio prazo, o objetivo do projeto é aumentar a eficácia do material hidroelétrico, para que se possa comparar à quantidade de eletricidade produzida por células fotovoltaicas do mesmo tamanho. A longo prazo, o objetivo é explorar a possibilidade de utilização desta tecnologia de formas semelhantes às dos painéis solares: em parques fotovoltaicos de grande escala ou como fonte de energia de uso individual em edifícios.
O artigo menciona também o projeto SSHARE, igualmente financiado pelo European Innovation Council, que estuda a possibilidade de aplicação real das células de hidroeletricidade em um sistema de aquecimento e arrefecimento em edifícios.
Svitlana Lyubchyk é docente do MEGI Lusófona
#gestaoindustrial #investigacao #faculdadedeengenharia #universidadelusofona