Skip to main content
Notícias

Núcleo de Investigação em Neurociência, Imagiologia Comparada & Biomedicina

A licenciatura em Engenharia Biomédica tem desenvolvido todos os esforços para implementar linhas de investigação atuais e de forte impacto na sociedade. Uma das áreas de interesse e que se encontram em franco desenvolvimento é a da imagem médica, mais especificamente a imagiologia.

A imagiologia biomédica é uma importante área de especialização que se baseia na utilização de tecnologias de imagem para realização de investigação e desenvolvimento de biomarcadores para diagnóstico, desempenhando assim um papel central no processo de cuidados de saúde na comunicação médica, educação e investigação e apoio à terapia dirigida.

Atualmente, com técnicas de imagem cada vez mais sofisticados e recorrendo às capacidades da Inteligência Artificial (Machine Learning e Deep Learning), permitirá não só mostrar a estrutura do corpo em detalhe, como também desvendar em pormenor a função dos tecidos dentro do corpo, desenvolvendo estratégias de diagnóstico mais adequado.

Assim sendo, a licenciatura em Engenharia Biomédica, através do Professor Ricardo Faustino, irá criar o Núcleo de Investigação em Neurociência, Imagiologia Comparada & Biomedicina com o intuito de desenvolver projetos exploratórios de investigação em parceria com outras instituições de Ensino Superior e promover projetos financiados com forte impacto na ciência e na biomedicina.

Os interessados em desenvolver trabalhos de investigação e/ou pretendam saber mais sobre esta aérea da Biomedicina têm a oportunidade de se inscrever através do link ou através do e-mail (p60571@ulusofona.pt).