Skip to main content
Notícias

Prémio Inovação Jovem Engenheiro atribuído a docente da FE por trabalho em Manutenção Preditiva com IA

O Prémio Inovação Jovem Engenheiro é concebido anualmente aos engenheiros emergentes que se destacam pela excelência e criatividade demonstradas em suas pesquisas e projetos inovadores. Esta distinção reconhece os esforços e contribuições significativas de jovens talentos no avanço do conhecimento e da aplicação da engenharia.

O Eng. Alexandre Martins é reconhecido e premiado com o 2º lugar com o trabalho intitulado: “Monotorização de Sensores para Apoio à Manutenção Preditiva Suportado em Ferramentas de Inteligência Artificial”. Aborda a área crucial da manutenção preditiva, e metrologia industrial, campos essenciais para garantir a operacionalidade e a fiabilidade de sistemas e equipamentos. Sua pesquisa concentra-se na aplicação de ferramentas de inteligência artificial para monitorar sensores e fornecer suporte à manutenção preditiva.

Utilizando técnicas avançadas de Machine Learning e processamento de dados, o trabalho do investigador propõe um sistema inovador que permite o acompanhamento contínuo de sensores em tempo real. Essa abordagem permite detetar anomalias e falhas em equipamentos industriais (equipamentos de produção e respetivos equipamentos de leitura) antes que elas ocorram, possibilitando uma manutenção mais eficiente e a redução de custos operacionais.

*Alexandre Martins leciona no curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (Universidade Lusófona)

#gestaoindustrial #premio #inteligenciaartificial #faculdadedeengenharia #universidadelusofona