Skip to main content
Notícias

Projeto CATCHER: CascataChuva finalista do Prémio Radar da Inovação 2024

A startup CascataChuva, membro do consórcio do projeto CATCHER, foi nomeada para a categoria de “Tecnologia de Sustentabilidade” no Prémio Radar da Inovação. Após a votação pública para selecionar os finalistas no final de setembro, os resultadams colocaram a CascataChuva entre os finalistas.

O projeto CATCHER, em desenvolvimento no Centro de Investigação RCM2+ e coordenado pela Universidade Lusófona, centra-se no desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para explorar a humidade atmosférica e convertê-la diretamente em eletricidade. Esta inovação visa uma utilização eficiente de uma nova fonte sustentável de energia, reforçando a liderança da UE em energias renováveis.

Desde 2015, a Comissão Europeia atribui anualmente o Prémio Radar da Inovação a inovadores excecionais financiados pela UE, destacando inovações promissoras que estão a fazer a transição do laboratório para o mercado. Os nomeados são selecionados com base em dados recolhidos pelo Innovation Radar, que identifica inovadores com elevado potencial de mercado.

Este ano, a 10.ª edição do Prémio Radar da Inovação foi celebrada em Lisboa, juntamente com os prémios Europas 100 Hottest Startups. Durante o evento, 12 startups, incluindo a CascataChuva, apresentaram as suas inovações, competindo em 3 categorias. O evento contou com painéis e palestras de especialistas líderes no ecossistema de startups da UE. Além disso, os inovadores que competiram pelo Prémio poderão também concorrer aos Prémios Europas 100.

#investigacao #inovacao #engenharia #gestaoindustrial #faculdadedeengenharia #universidadelusofona