Skip to main content
Notícias

Projeto EWALD: Workshop sobre Monitorização da Degradação da Terra em Marrocos

O workshop sobre monitorização da degradação do solo utilizando QGIS e Google Earth Engine realizou-se entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2025, na Faculdade de Ciências e Técnicas da Universidade Cadi Ayyad, em Marraquexe, Marrocos. Integrado no projeto EWALD (Earth Observation for Early Warning of Land Degradation at European Frontier), coordenado pela Universidade Lusófona e financiado pela União Europeia, o evento reuniu especialistas e investigadores de várias instituições internacionais, incluindo parceiros do projeto, para discutir metodologias inovadoras no uso de sensoriamento remoto e análise geoespacial na monitorização da degradação do solo. O staff do Deep Tech Lab (*) participou no workshop, representando a Universidade Lusófona.

O programa iniciou-se a 10 de fevereiro com apresentações sobre as oportunidades e desafios da deteção remota da degradação do solo, conduzidas por Sophia Hueffmeier, e sobre a importância do monitoramento para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apresentada por Nikhil Raghuvanshi. No dia 11, os participantes tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conceitos apresentados, através de uma sessão prática sobre QGIS e Google Earth Engine, dirigida por Hanna Guehmann.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, o workshop culminou numa visita de campo à região de Ouarzazate, onde os participantes puderam observar diretamente os impactos da degradação do solo e aplicar as metodologias discutidas durante o evento. Esta experiência permitiu uma análise mais aprofundada da realidade local e a troca de conhecimento entre investigadores, reforçando a cooperação internacional no âmbito do projeto EWALD.

O evento destacou a importância do uso de tecnologias avançadas na monitorização ambiental e reforçou a necessidade de colaboração científica para enfrentar os desafios globais da degradação do solo.

(*) - Esteve presente Svitlana Lyubchyk, docente do Mestrado em EGI/Lusófona e investigadora do RCM2+.

»» Créditos: Equipa EGI

Saber mais em : egi.ulusofona.pt

#engenharia #gestaoindustrial #faculdadedeengenharia #universidadelusofona