Decorreu no passado mês de outubro uma ação de formação que teve em vista o reconhecimento e análise da Geodiversidade e Biodiversidade presentes na Lagoa de Albufeira, dinamizada pelas professoras Conceição Freitas e Anabela Cruces, da Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona.
Na atividade puderam não só participar todos aos docentes interessados na matéria, mas também os cidadãos que se identificam ou têm alguma ligação com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN).
A escolha do local foi determinada não só pela sua biodiversidade, mas também pela riqueza geológica e a paisagem que a emoldura, sustentando as populações de espécies vegetais e de animais importantes para a manutenção da Biodiversidade deste espaço, como por exemplo de peixes (78 espécies conhecidas).
No decorrer da atividade de formação os participantes fizeram o reconhecimento geológico da região, bem como compreenderam alguns dos dados obtidos de caraterísticas físico-químicas do sistema aquoso da Lagoa, dos sedimentos do fundo lagunar, conhecendo também os equipamentos utilizados na pesquisa das caraterísticas da Lagoa e os modos de procedimento para determinação dos dados sedimentológicos. Foi ainda possível visitar os observatórios das aves conhecendo algumas espécies de vegetação da Lagoa e de compreender a importância dos caniçais como locais de refúgio e de reprodução para as aves.