Skip to main content
Notícias

Sessão aberta: Comemorações do Dia Mundial da Metrologia e do 150.º Aniversário da Convenção do Metro

28 de Maio 2025

A Metrologia, domínio do conhecimento aplicável à medição, tem uma natureza transversal em todas as áreas de atuação das ciências da Engenharia e serve um vasto conjunto de atividades técnicas, científicas e legais. Abrange a realização, o desenvolvimento e a manutenção dos padrões das unidades de medida; o estabelecimento da rastreabilidade dos padrões de referência e de trabalho a utilizar pela comunidade científica e industrial; a avaliação da incerteza das medições efetuadas; a aprovação de instrumentos de medição para aplicações comerciais, industriais e fiscais e outras áreas regulamentadas bem como o acompanhamento dos instrumentos durante a sua vida útil.

Anualmente, a 20 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Metrologia. Este ano, esta celebração tem um significado muito particular, pois 2025 assinala o 150.º aniversário da Convenção do Metro e o 70.º aniversario da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).

A celebração de um século e meio de colaboração internacional no domínio da Metrologia é alusiva ao tema “Medições para todos os tempos, para todas as pessoas“, tendo especial enfoque na inclusão, reconhecendo que medições fiáveis rastreadas são essenciais para promover a equidade e a justiça, e melhorar a qualidade de vida de todos.

O reconhecimento do Dia Mundial da Metrologia pela UNESCO espelha também o papel essencial no desenvolvimento da cooperação científica mundial, permitindo novos caminhos para promover a Metrologia, em plena articulação com a missão da UNESCO, de construir um mundo melhor para a ciência e para a educação. É, assim, um dia que assinala um marco importante para a história da ciência.

Neste enquadramento, e articulando com o facto de a Metrologia ser transversal a todos os domínios da ciência, temos o gosto de convidar todas e todos os docentes e discentes a participar numa aula aberta, a realizar no próximo dia 28 de maio entre as 16:00 e as 17:00, na sala S.0.11.

A sessão será proferida pela Professora Maria do Céu Ferreira, docente da Faculdade de Engenharia e coordenadora nacional da especialização em Metrologia da Ordem dos Engenheiros.

»» Créditos: Equipa EGI

Saber mais em : egi.ulusofona.pt

#metrologia #engenharia #gestaoindustrial #faculdadedeengenharia #universidadelusofona